Mensagem do Pároco

End: Praça São Vicente S/N Pau Ferro – Centro - Formosa, GO | Tel: (61) 3631.1796
Horários: Domingos às 08h00 e às 19:30 na Igreja São José Operário
e às 10h00 na Igreja Santa Luísa de Marillac
Ver mais
De cabeça baixa, eu me atento aos múltiplos materiais de estudo que me cercam, sem, no entanto, escapar do alcance das vistas o desenvolver da aplicação de um curso, um norte considerado o processo que me faz identificar os meios para se realizar a missão de uma instituição milenar chamada biblioteca.
Ao levantar a cabeça, enxerguei duas amigas que recebi quando fui para a seara da vida, a biblioteca do tempo. Vi as duas almas, almas inteiras na doação e no desejo de alcançar a sabedoria. Almas vivas de sonhos! Eram elas: a fé e a razão.
Duas almas eu encontrei com o mesmo desejo
que eu: “é preciso formar novas concepções”. Então lanço a minha pergunta: “Que concepções?” Àquelas das mudanças, um processo que abrange o homem em sua totalidade constituída de corpo, alma e espírito.
Encontrei irmãs! Elas irradiaram felicidade em meu curso de formação, uma formação intelectual. Meu mundo de formação espiritual foi honestamente inclinado a buscar estas “novas concepções” e traçar um caminho de mudança, às vezes todos os dias. A menos que estas duas formações levassem-me ao grande voo da sabedoria sem ter que passar pela purificação do labor cotidiano!
Nem consigo imaginar que se possa distorcer a natureza real do caminho que leva à lembrança, mesmo que a marcha seja compassada. Em cada pessoa que caminha, consegue proclamar com os seus “pés mensageiros” a mensagem querigmática de autêntica expressão de um amor que integra o homem no mundo.
Espera-se que estes homens, ou, a partir de mim, sejam bons cidadãos no mundo como presença viva e sendo agentes de mudanças que transformam a sociedade com o exemplo encarnado da palavra que pode transformar qualquer indivíduo.
Enfim, que veja o hoje, o sempre e o agora, é a possibilidade, inclusive de acontecer a transcendência do homem, fazendo um caminho que interpela a promoção do homem pela conversão, uma mudança capaz de o transformar. Assim, não se pode esquecer as pessoas mais próximas que meus olhos podem enxergar à medida que ergo a cabeça e vislumbro quem está ao meu redor. Se antes eu enxergava materiais de estudo na biblioteca do tempo, agora o que vejo é o homem capaz de se reinventar e transformar, com o uso da fé e da razão, mas mantendo-se ele mesmo.
Padre Joacir d’Abadia, filósofo, autor de 15 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, bacharel em Teologia e Filosofia, Pároco da Paróquia São José Operário Formosa-GO/Diocese de Formosa-GO
Deixe um comentário