Ouça a Rádio ao Vivo

End: Praça São Vicente S/N Pau Ferro – Centro - Formosa, GO | Tel: (61) 3631.1796

Horários: De segunda a sábado às 19h / Domingos às 8h, 17h e 19h na Igreja São José Operário e às 10h00 na Igreja Santa Luísa de Marillac
Ver mais

Reflexão do padre › 11/05/2020

“Aprender com as provações”

4ª Semana da Páscoa | Sábado       

Jo 14,7-14

            A pandemia, que atingiu todo o mundo, tem obrigado muitas pessoas ao isolamento social, uma grande maioria são impossibilitados a trabalhar, outros já perderam empregos ou negócios e tantas outras situações muito mais dolorosas tem gerado dor e sofrimento em milhares de pessoas. Realmente são tempos de provações!

Depois de largos dias nessa situação de incertezas, a oração constante tornou-se uma realidade entre as pessoas de fé. Entretanto, como conforme esse período de pandemia vai se prolongando, sem muitas expectativas do seu fim, infelizmente muitos começam a ter os mesmos questionamentos do salmista: “será que Deus vai rejeitar-nos para sempre? E nunca mais nos há de dar o seu favor? Por acaso, seu amor foi esgotado? Sua promessa, afinal, terá falhado? Será que Deus se esqueceu de ter piedade? Será que a ira lhe fechou o coração? (Sl 76, 8-10).

Em meio a tantas desgraças acontecendo ao nosso redor pode ser que tais questionamentos também passem em nossos pensamentos, e isso é normal. Não é normal parar nossa vida, nosso modo de agir nestes pensamentos de desespero. O próprio salmista nos ajuda a superar esses maus pensamentos com boas e verdadeiras lembranças: “mas, recordando os grandes feitos do passado, vossos prodígios eu relembro, ó Senhor; eu medito sobre as vossas maravilhas e sobre grandiosas que fizestes” (Sl 76,12-13).

Da mesma forma, Nosso Senhor Jesus, no Evangelho de hoje, ajuda a Felipe a recordar quem Ele realmente é: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe?” (Jo 14,9). Nosso Senhor Jesus quase que utiliza da mesma atitude do salmista, fazendo Felipe recordar de Suas Palavras, Seus Ensinamentos, das Obras que Ele realizou (Cf. Jo 14,10-12). E ainda mais, Ele faz um convite para Felipe renovar a sua fé quando diz: “o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14,13). Assim também atua Nosso Senhor conosco!

Que saibamos aprender com as provações que diariamente enfrentamos, principalmente diante dessa pandemia em que todos nos encontramos. E se por acaso, os momentos difíceis nos dão motivos para desanimar e desistir, busquemos em Deus muito mais motivos para seguir adiante, pois já dizia o salmista: “Sois o Deus que operastes maravilhas, vosso poder manifestastes entre os povos” (Sl 77,15). E que por meio de nossas orações e súplicas incessantes sejamos sempre auxiliados pela materna intercessão de Nossa Mãe, Maria Santíssima.

            Que assim seja!

 

Pe. Fláunei Alves Pereira

Em estudos de Direito Canônico na Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *